Conselho Universitário da UFSC aprova moção de apoio à pauta de reivindicações da greve nacional dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs)

28/03/2024 10:22

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta terça-feira, 26 de março, durante a primeira sessão ordinária de 2024, moção de apoio à greve nacional dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), deflagrada pela Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnicos Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) em 11 de março.

MOÇÃO DE APOIO À GREVE NACIONAL DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

O Conselho Universitário da UFSC manifesta sua solidariedade e apoio às reivindicações da luta das/os técnicas/os administrativas/os em educação (TAEs) de todo o país, em especial aos trabalhadores da UFSC. E afirma o respeito institucional ao direito de greve garantido pelo artigo 9º da Constituição Federal de 1988.

Os TAEs desempenham um papel fundamental na Universidade em atividades que garantem o acesso de estudantes e docentes e comunidade em geral aos mais variados serviços. Dentre as reivindicações dos trabalhadores, a reestruturação da carreira e a reposição salarial tem sido objeto de negociação intensiva da categoria. No entanto, não há respostas efetivas do governo federal.

A precarização do trabalho também atinge docentes e estudantes que vivenciam salas de aulas sem ar-condicionado ou constantemente alagadas, laboratórios com falta de materiais, sobrecarga de trabalho dos docentes por conta do quadro reduzido em alguns departamentos, dentre outros problemas. Além dessas pautas, a luta por recomposição orçamentária e aumento dos investimentos na educação são objeto de nossa solidariedade. A manutenção da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão exige uma ampliação urgente dos recursos financeiros.

Sendo assim, reforçamos nosso apoio aos servidores em greve, desejando que as suas mobilizações sejam vitoriosas, pois se tratam de vitórias para toda a comunidade acadêmica e para a Universidade Pública.